Centro Médico Marra
St. A Sul QSA 2 - Taguatinga
Brasília - DF, 72015-020
.jpg)
Ginecomastia
Ginecomastia
Ginecomastia é o termo médico dado ao aumento do tamanho da região mamária em homens, do grego significa mamas de mulher, dentro das causas, pode ser devido a doenças de base, ao uso de medicamentos ou variantes de desenvolvimento onde ocorre um desequilíbrio hormonal. A ginecomastia pode afetar uma ou ambas as mamas, às vezes de forma desigual.
Classificação:
O espectro de gravidade na ginecomastia foi classificado da seguinte forma:
Grau I: menor aumento de volume, sem excesso de pele
Grau II: aumento moderado de volume, sem excesso de pele
Grau III: aumento moderado de volume, com excesso de pele
Grau IV: aumento de volume acentuado, com excesso de pele
Quase 200.000 casos de ginecomastia são relatados a cada ano. Aproximadamente 9% desses casos resultam em cirurgia.
Quem pode ser submetido à cirurgia?
Pacientes fisicamente saudável e com peso relativamente normal
QUE APRESENTEM Expectativas realistas
Pacientes em que o desenvolvimento da mama estabilizou
Paciente que têm uma sensação de que os seios são muito grandes
*Adolescentes podem se beneficiar com a cirurgia, embora procedimentos secundários possam ser necessários no futuro, caso o desenvolvimento das mamas continue.
Com relação ao procedimento:
A cirurgia de redução de mama masculina geralmente inclui lipoaspiração para remover o excesso de gordura, mas o tecido mamário anormal não pode ser removido por meio de lipoaspiração apenas e, portanto, requer uma incisão ao longo da borda da aréola. Seu cirurgião discutirá as especificações de seu plano de tratamento após uma cuidadosa consulta e exame físico. Ao se submeter ao tratamento para ginecomastia, não é incomum que os homens ocasionalmente combinem o procedimento com outras opções de realce - como lipoaspiração nas costas ou nos flancos - para obter um resultado geral mais atraente.
Preparo para o procedimento
O que devo fazer na noite anterior à cirurgia Ginecomastia (redução de mama masculina)?
Coma algo macio na noite anterior ao procedimento.
Não coma nem beba nada depois das 22h00.
Não tome nenhum medicamento a menos que tenha sido prescrito pelo seu médico. Na manhã do procedimento, tome medicamentos para hipertensão (se necessário) com um copo de água.
Não faça a barba nem aplique loção hidratante.
Recuperação Cirúrgica:
Quer a cirurgia seja realizada por excisão com bisturi ou lipoaspiração, sentir-se-á algum desconforto durante vários dias que pode ser controlado com medicamentos. Uma vestimenta de pressão elástica deve ser usada por várias semanas para controlar os hematomas e o inchaço. Pode levar três meses ou mais antes que os resultados sejam aparentes.
A recuperação normalmente é bastante rápida. O trabalho geralmente pode ser retomado alguns dias após a cirurgia. No entanto, evite qualquer atividade física ou esportiva usando os músculos peitorais excessivamente por várias semanas. Além disso, evite a exposição ao sol nas cicatrizes por pelo menos seis meses. Use um protetor solar forte ao sol, pois a luz solar pode afetar a pigmentação da pele.
No entanto, se a ginecomastia resultou do uso de certos medicamentos prescritos, drogas como esteróides ou ganho de peso, a paciente deve estar totalmente livre dessas substâncias e manter um peso estável para manter os resultados.
PODE OCORRER ASSIMETRIAS?
Assimetrias são aceitáveis, o ser humano tem sempre um grau de assimetria e na maioria das vezes se convive bem com elas a não ser que sejam muito aparentes e neste caso cirurgião trabalha no intuito de corrigi-las, sem, contudo, garantir que ficaram idênticos.
Cada paciente é único; portanto, os resultados do tratamento podem variar.