Centro Médico Marra
St. A Sul QSA 2 - Taguatinga
Brasília - DF, 72015-020

Lipoaspiração e escultura
(definição corporal)



LIPOASPIRAÇÃO
Atualmente vivemos uma pandemia de obesidade, ela interfere na qualidade e na expectativa de vida mundial.
O tecido adiposo no adulto equivale a 10 a 15 kg em média, tem as funções de reserva de energia, faz parte ainda da estrutura do corpo humano um exemplo disso é o paciente que perde muito peso e ele tem a visão de que tudo despencou isolante térmico além de ser um órgão endócrino.
Funciona como um depósito de ácidos graxos na forma de triglicérides. A quantidade varia de acordo com a idade e o sexo, no homem adulto varia de 15 a 22% e na mulher de 20 a 27%
Existem dois tipos de tecido adiposo o branco e o marrom esse tem a função termogênica.
Existem ainda substancias produzidas pelo tecido adiposo:
-
Leptina atua no sistema nervoso central inibindo o consumo de alimentos.
-
Adiponectina, sensibiliza as células a ação da insulina e encontra-se diminuída nos pacientes com resistência à insulina.
-
Resistína aumenta a resistência à insulina que está aumentada em obesos.
-
Angiotensinogenio é um potente vasoconstrictor e está implicada no desenvolvimento da aterosclerose.
-
Interleucina 6 (IL-6), é uma citocina inflamatória produzida em adipócitos que aumenta a resistência a insulina e a inflamação
Além dessas existem outras substancias produzidas no tecido adiposo, inclusive hormônios esteroides, daí a importância desse tecido.
Como se medir a quantidade de gordura corporal?
Existem vários métodos desde os mais simples aos mais avançados, um muito usado nas academias e avaliação através de medidas do corpo humano e pregas cutâneas, existem também as balanças de bioimpedância.
Uma maneira bem prática que pode ser utilizada em casa é o índice de massa corporal onde se divide o peso pelo quadrado da altura;
E você coloca o resultado nessa tabela:
Existem trabalhos correlacionado o IMC com o risco de complicações.
imc > 30 temos 20% de complicações, > 35 o índice de complicações é de 40% e pacientes com o imc de 40 eles têm 46 % de complicações.
Outra medida simples é a relação cintura/quadril, você divide a medida da sua cintura em centímetros pela medida do quadril, e olha nessa tabela em que nível você está de acordo com a idade.
Isso fala com respeito a gordura visceral, essa é a gordura que produz essas alterações como resistência insulina e hipertensão arterial.
Quanto mais próximo do normal o seu imc menor as chances de complicação assim como de melhores resultados, além do que, necessário se faz o cultivo de bons hábitos alimentares e de cuidados com a prática de atividades físicas para um resultado duradouro.
O que é importante eu falar pro meu cirurgião?
A presença de doenças cardíacas
O uso de medicações como anticoncepcionais
O tabagismo;
O diabetes;
Passado de trombose e embolia;
Casos na família de trombose e ou embolia.
Quanto tempo depois da cirurgia o meu resultado aparece?
De uma forma geral após 6 meses conseguimos de 60 a 70 % do resultado e após 9 a 12 meses atingimos o resultado.
Quais as tecnologias disponíveis para realizar a lipoaspiração?
Desde que essa técnica foi idealizada pelo cirurgião Plástico Francês Yves Gerard Illouz, na década de 80, ela passou por várias mudanças, como a lipoaspiração com o vibolipoaspirador, com ultrassom e com laser. Cada método tem as suas vantagens e desvantagens sempre discuta com o seu médico qual o melhor para você.
Meu estilo de vida interfere com o resultado?
Sim, claro a lipoaspiração e uma ajuda que o médico dá a paciente para que ela atinja a uma melhor silhueta, e bons hábitos alimentares e práticas regulares de atividades físicas vão ajudar não só manter um bom resultado como também atingir uma boa saúde.
Qual a quantidade do gordura que pode ser retirada?
Via de regra o máximo seria de 5 litros de gordura pra uma maior segurança da paciente. Outra regra utilizada seria o IMC multiplicado por 100. Ou seja, uma paciente com imc de 27 retiramos 2700ml.
Quando recebo alta?
Geralmente se interna no dia da cirurgia e a alta será após 24h.
Quando devo iniciar as drenagens linfáticas?
Sempre peço para as pacientes iniciarem as drenagens no 5 dia de pós-operatório.
IMPORTANTE SABER
Toda cirurgia plástica deve ser bem planejada pelo seu médico e você é a principal beneficiária do procedimento, sempre discuta com o seu médico os prós e contras do procedimento, seja clara e franca com relação aos seus desejos e dúvidas.
Os cuidados com a ferida cirúrgica serão orientados previamente, nos primeiros 15 dias uso apenas limpar no banho com agua e sabão e passar álcool a 70% depois desse período podemos lançar mão de pomadas e óleos para atingir o melhor resultado.
Podemos ter por motivo aleatórios a nossa vontade cicatrizes de má-qualidade a paciente tem que ter consciência disso, pois a medicina não é uma ciência exata, estamos sujeitos a complicações. Após a cirurgia de mamas a paciente tem a probabilidade de não amamentar mais esse risco é patente.
PONTOS DE ALERTA
Ao receber alta esteja atenta a sintomas como falta de ar, palpitações, dor torácica e desmaios, e dor torácica principalmente aos movimentos respiratórios, dores em panturrilhas e edema (inchaço). Não hesite em me ligar ou procurar assistência médica imediata.
A pesar de se tomar todas as providencias para o procedimento a gente lida com o imponderável e complicações podem ocorrer devemos estar atentos a elas, pois só assim conseguimos intervir a tempo.