top of page
Design-sem-nome-1.png

Prótese Mamária (Mamoplastia de aumento)

PRÓTESE MAMÁRIA (mamoplastia de aumento)

   Se você acha que com o tamanho de suas mamas não está de acordo com o que você deseja a cirurgia para a inclusão de silicone pode ser uma opção a se considerar.

Cirurgia de prótese mamária consiste em você colocar silicone na área em que situa as mamas, você pode fazê-lo sub glandular, ou seja, embaixo da glândula mamária ou submuscular em baixo do músculo peitoral você ainda pode fazer misto embaixo do músculo e da glândula que se chama Dual plane.

   Essa cirurgia tem os pormenores; você tem que avaliar o tamanho do tórax e a estatura da paciente e comparar com o tamanho que ela deseja colocar, para você encontrar uma melhor harmonia, quanto maior a prótese maior a probabilidade de queda e complicações outras como contratura e formação de rippling que são marcas nas mamas.

EXPECTATIVAS IRREAIS

                Esse procedimento não corrige mamas com ptose (queda) uma mama com queda prévia tem uma probabilidade bem maior de queda num pós-operatório, é importante que a paciente esteja bem ciente disso.

 

AS MAMAS PODEM CAIR MESMO APÓS A COLOCAÇÃO DAS PRÓTESES?

   Essa é uma pergunta que deveria ser feita antes de toda cirurgia de inclusão de próteses mamárias, as mamas têm a queda com o passar dos anos, após gravidezes, ou perda de peso acentuada, e com a colocação das próteses adicionamos um peso a mais ou seja a possibilidade de queda aumenta muito não podemos precisar em quanto tempo as mamas vão ceder, mas o natural é que a queda ocorra ao longo do tempo.

   Em outras palavras: a cirurgia quando bem indicada, a permanência de um bom resultado vai depender da pele da paciente, do tamanho das próteses e dos hábitos de vida.

 

PODE OCORRER ASSIMETRIAS?

   Assimetrias são aceitáveis, o ser humano tem sempre um grau de assimetria e na maioria das vezes se convive bem com elas a não ser que sejam muito aparentes e neste caso cirurgião trabalha no intuito de corrigi-las, sem, contudo, garantir que ficaram idênticos.

Cada paciente é único; portanto, os resultados do tratamento podem variar.

O QUE É CONTRATURA CAPSULAR?

   Após a colocação das próteses o organismo vai formar uma cápsula que envolve a prótese que é considerada um corpo estranho, com o passar do tempo essa cápsula pode sofrer um processo de contratura e Baker criou uma classificação para estandardizar a conduta eo tratamento

Entenda a Classificação de Baker

Quando diagnosticada, a Contratura Capsular pode ser dividida em 4 graus, e nesta avaliação foi aplicada a classificação de Baker.

Grau I: A consistência mamária é similar ao de uma mama sem prótese.

Grau II: Contratura mínima – A mama está mais endurecida, tornando a prótese mais palpável, porém não visível.

Grau III: Contratura moderada – a mama está ainda mais endurecida comparada ao grau II, a prótese está facilmente palpável e sua distorção encontra-se visível.

Grau IV: Contratura grave – a mama está muito endurecida, com anatomia deformada, causando dores e desconforto.

 

INDICAÇÕES DO PROCEDIMENTO

       Paciente que tem mamas primariamente pequenas ou que perderam muito peso (uma variação de 4 kg para menos já modifica uma mama) ou até mesmo para as pacientes que têm assimetria mamária e que estão com expectativas reais do procedimento cientes do procedimento e das possíveis complicações, e bem orientadas, as mamas podem persistir assimétricas.

PREPARO PARA O PROCEDIMENTO

   Avaliação com exame médico geral e exames pré-operatórios com ecografia mamária ou mamografia prévia, avaliação do cardiologista e suspensão do cigarro por um período de 30 dias e dos anticoncepcionais, é importante que a paciente esteja bem preparada psicologicamente para o procedimento pois isso interfere diretamente no processo de cicatrização.

   Além da avaliação das mamas em si para determinar o grau de elasticidade e espessura da pele, o tamanho do tórax e a simetria das mamas. Em algumas situações, pode não ser possível atingir o melhor resultado com uma única intervenção, sendo necessária uma nova cirurgia.

   Nesse primeiro contato será definido a prótese se utilizar com relação ao formato e a textura a que melhor se adaptar ao caso. Nunca faça a cirurgia para agradar a outrem você é a principal beneficiada com o procedimento

   É de fundamental importância a comunicação ao médico do uso de medicações, para avaliar a necessidade de suspender antes do procedimento, sob o risco de interferir na cirurgia. Por exemplo; aspirina facilita sangramento, anticoncepcionais facilita trombose, o uso de cigarro facilita necrose de tecidos e assim por diante, não omita nada do seu médico.

 

 NO DIA DA CIRURGIA

   Lembrar sempre de levar os exames pré-operatórios para clínica, uma boa estratégia e deixar eles dentro do carro para não esquecer, o jejum antes da cirurgia varia de 6 a 8 horas para todos alimentos, inclusive água.

   Recomendamos sempre um banho caprichoso com um sabonete antisséptico ao ir para a clínica. Esmaltes de cor clara ou apenas uma base. Os usos de cílios postiços devem ser avaliados com o seu médico antes para evitar com a corrente elétrica a queimadura das pálpebras com a passagem da corrente elétrica com o bisturi elétrico.

   Levar roupas confortáveis bem como calçados. Sempre é recomendado uma companhia para a clínica isso ajuda inclusive ao estado de espírito da paciente.

EM CASA NO PÓS-CIRÚRGICO

   Geralmente o período de maior desconforto é de 48 a 72horas, logo após tudo fica melhor.

   Evite alimentos de difícil digestão, procure ingerir pelo menos 2 litros de água ao dia, coloque auxiliares de memória para não esquecer os horários das medicações, evitar esforços físicos intensos, geralmente as pacientes conseguem dirigir após uma semana use sempre o sutiã pós-cirúrgico eles são recomendados por 2 meses.

   O fato de a paciente não sentir dor não exime ela de manter um repouso relativo.

PONTOS DE ALERTA

   Ao receber alta esteja atenta a sintomas como falta de ar, palpitações, dor torácica e desmaios, e dor torácica principalmente aos movimentos respiratórios, dores em panturrilhas e edema (inchaço). Não hesite em me ligar ou procurar assistência médica imediata.

A pesar de se tomar todas as providencias para o procedimento a gente lida com o imponderável e complicações podem ocorrer devemos esta atentos a elas, pois só assim conseguimos intervir a tempo.          

Dr. Renato Sérgio

Cirurgião Plástico

Agende sua
consulta

Centro Médico Marra

St. A Sul QSA 2 - Taguatinga

Brasília - DF, 72015-020

(61) 3352-1515

(61) 9 8665-6066

© 2023 Direitos reservados à Dr. Renato Sérgio | Cirurgião Plástico

bottom of page